Dicas excelentes para congelamento de alimentos

julho 05, 2016
Não estamos exagerando quando dizemos que aprender a preparar e congelar adequadamente os alimentos antecipadamente mudará sua vida. Os pais ao redor do mundo estão recorrendo a refeições rápidas e fáceis de serem armazenadas no congelador para economizar tempo no café da manhã, almoço e jantar. Não fique de fora durante o frio; essas dicas e truques excelentes vão transformá-lo em um adepto do congelador.

1. Encher

Quanto menos espaço no congelador para ar quente, menos trabalho ele terá. Mais alimento = mais eficiência. É apenas mais um motivo para preparar e congelar mais refeições. Você também pode encher vários sacos para congelamento da marca Ziploc® com água para ocupar mais espaço.

2. Controle de porção

Congele porções individuais para evitar ter que descongelar ou reaquecer toda a comida de uma vez. Divida a sopa em porções usando uma forma para muffin e guarde dentro de um saco para congelamento da marca Ziploc®. Ou congele duas fatias de pão em sacos para sanduíche individuais antes de colocá-las em um saco para congelamento, para facilitar a preparação do sanduíche.

3. Esfriar

Ao colocar algum alimento que ainda esteja quente no congelador, você corre o risco de aumentar a temperatura e descongelar parcialmente os alimentos que estão ao redor. Caso esteja com pressa, esfrie o alimento mais rapidamente, colocando-o em banho-maria invertido.

4. Congelar legumes e verduras

Evite que legumes e verduras, como ervilhas, aspargos e brócolis, escureçam no congelador com esta simples dica: ferva-os por 30 segundos primeiro, em seguida, coloque-os direto em banho-maria invertido. 


5. Descongelar carne crua

Embora cortes mais finos de peixe e hambúrguer possam ser aceitáveis, evite cozinhar aves cruas ou pedaços grandes de carne sem descongelar antes para evitar temperaturas de cozimento desiguais e arriscadas.